Para que um negócio alcance os objetivos pretendidos, alguns fatores devem ser considerados. Entre os fundamentais, há as estratégias de marketing, o bom relacionamento com o cliente e as ações de fidelização, visando especialmente o crescimento e a competitividade no mercado.
A localização da empresa também é um item essencial para o sucesso e a expansão, uma vez que permite a redução dos custos, aprimora a experiência de seu público e ainda proporciona o aumento dos lucros.
Pensando nisso, elaboramos este artigo para que você fique por dentro dos principais pontos que devem ser considerados para escolher a localização ideal. Boa leitura!
Defina o orçamento
O primeiro passo é entender qual é o seu orçamento para investir na localização. Anualmente, para que a empresa esteja de acordo com o seu planejamento, algumas diretrizes precisam ser estabelecidas. Entre elas, o valor destinado para cada uma de suas atividades — seja com deslocamento para atendimento, seja para manter a estrutura do negócio.
Um dos pontos a serem analisados no momento de definir um orçamento mais em conta para a localização da empresa, garantindo que ainda esteja em um ponto estratégico, é a possibilidade de contar com espaços compartilhados.
Por meio deles, você tem a oportunidade de estar em uma região que trará diferencial competitivo, além de contar com uma estrutura adequada para as reuniões e o dia a dia de trabalho.
Delimite a região
Já sabemos que a região precisa ser estratégica. Mas como delimitá-la? Inicialmente, entenda qual é o perfil de seus clientes. O local é estratégico a partir do momento que ele está próximo de um grande número de clientes e potenciais clientes, de modo que as vendas cresçam e o seu relacionamento seja facilitado.
Caso você já ofereça algum tipo de atendimento, pesquise onde seu público se encontra, quais são as suas necessidades e os principais desafios que ele enfrenta na rotina de trabalho. Entender esses pontos não só facilitará a escolha de sua localização, mas também permitirá a definição mais precisa de outras estratégias — como as de marketing.
Escolha entre comprar ou alugar
Afinal, o que sai mais em conta no momento de definir a localização: comprar ou alugar? O mais indicado, principalmente para quem está começando um negócio, é optar pela locação, porque assim você tem a chance de investir o dinheiro armazenado em outros tipos de estratégia.
Conforme abordamos, ainda há a possibilidade de usar espaços compartilhados, como coworkings. Entre as vantagens desses locais, podemos destacar:
- burocracia reduzida;
- ótima infraestrutura;
- possibilidade de contar com um endereço comercial;
- flexibilidade;
- networking;
- bom custo-benefício.
Para escolher o coworking que atenda melhor às suas necessidades, naturalmente, você vai precisar entender se a localização está de acordo com os pontos analisados. Assim, você contará com um espaço onde estão outros profissionais de diferentes áreas, além de oferecer aos seus clientes uma ótima estrutura para reuniões.
Neste artigo, você pôde entender a importância da localização da empresa e ficar por dentro dos principais pontos a serem avaliados ao defini-la. O ideal é contar com um planejamento eficaz, de modo que as suas demandas sejam atendidas no prazo estabelecido e você tenha tempo suficiente para fazer as principais definições com calma.
Se você deseja saber um pouco mais sobre como funciona um coworking, entre em contato com a gente e tire suas dúvidas!