Flexibilidade no trabalho: quais os benefícios e impactos?

Flexibilidade no trabalho: quais os benefícios e impactos?
baixar-ebook-8-vantagens-dos-escritorios-compartilhados-synergyco-bannerPowered by Rock Convert

A era na qual a sociedade está inserida atualmente é marcada por avanços sociais e tecnológicos. Isso impacta diretamente as relações entre pessoas, sejam elas pessoais ou laborais, além da forma como não apenas o trabalho, mas a sociedade como um todo se organiza. No campo profissional, a flexibilidade no trabalho foi uma das principais transformações pelas quais nosso mercado passou nos últimos tempos. 

Ela pode ser vista como uma perda de direitos trabalhistas, mas existem muitas pessoas que defendem que, ao analisar o contexto atual de maneira generalizada, essa transformação está relacionada a uma adequação da realidade organizacional ao ritmo de vida da atualidade. Dessa forma, a flexibilidade no trabalho impacta diretamente o dia a dia da empresa e colaboradores, sendo essencial que todos adquiram mais informações sobre o assunto. 

Quer saber mais sobre isso? Então continue a leitura e descubra! 

A tendência da flexibilidade no trabalho 

Bater ponto, trabalhar de 8h às 18h e ir ao ambiente da empresa todos os dias: apesar de serem atitudes que faziam parte da maioria dos trabalhadores há 40 anos, hoje esse cenário está cada vez menos frequente e mais distante. Isso se deve, em grande parte, ao conceito de flexibilidade no trabalho. 

Ele se refere a uma tendência econômica de flexibilizar a forma como os colaboradores trabalham, o que pode acontecer em vários aspectos. O comum é flexibilizar a jornada de trabalho, o que significa que os colaboradores podem estipular o horário mais adequado para a realização das suas atividades, desde que cumpram com todas as horas semanais exigidas. 

Contudo, a flexibilidade não para por aí. Abrir espaço para que os colaboradores trabalhem em casa, em regime de home office, é outra possibilidade. Além disso, muitas empresas escolhem utilizar os espaços de coworking, locais onde a empresa pode compartilhar o ambiente organizacional com outros profissionais ou organizações. Isso aumenta a motivação e produtividade do time, e ainda permite que os colaboradores se tornem mais criativos e ampliem o seu networking. 

Os contratos flexíveis de trabalho também fazem parte desse processo. Eles podem ser contratos intermitentes ou de meio período, por exemplo. A contratação de profissionais autônomos também é outro exemplo de flexibilização no ambiente de trabalho. Tudo isso traz uma série de benefícios para a empresa e para os seus colaboradores. Empresas mais flexíveis acabam por atrair a atenção dos melhores talentos do mercado, formando um time de qualidade, capaz de gerar mais resultados para o negócio. 

Os benefícios de adotar a flexibilidade no trabalho 

Ao adotar a flexibilidade no trabalho dentro da sua empresa, tanto colaboradores quanto organização são beneficiados. Descubra agora todas as vantagens que esse processo pode trazer! 

Melhora a qualidade de vida dos colaboradores

Hoje em dia, as pessoas desempenham múltiplas tarefas em seu dia a dia. Elas precisam cuidar da carreira, dar atenção à família e ainda encontrar tempo para seus hobbies e lazer. Dedicar-se inteiramente ao trabalho faz com que se sintam constantemente estressadas, estando propensas até mesmo a adoecer com maior frequência. Tal fator impacta tanto na qualidade de vida e na saúde do colaborador quanto na produtividade da empresa.

Quando existe a flexibilidade de horários ou mesmo a possibilidade de trabalhar a partir de casa, o funcionário produz no momento em que está propenso a isso, focado somente no trabalho, sem a preocupação com “quem vai buscar seu filho na escola”, por exemplo. Além disso, esse processo permite que ele concilie as exigências e necessidades da sua vida pessoal com as da profissional. Dessa forma, ele é capaz de viver uma vida plena e realizada, em todas as esferas. 

Gera lealdade e consciência

Flexibilizar o trabalho dos colabores não é sinônimo de ausência de regras. Antes de mais nada, é importante conscientizar a equipe de que contar com uma jornada mais flexível não significa que o ambiente é desorganizado ou que cada um pode fazer o que bem entender. Dar vazão à criatividade das pessoas e estar aberto a debater ideias é uma forma de tornar seus colaboradores leais à sua empresa.

Sendo assim, eles cumprirão as regras estabelecidas e conhecerão suas responsabilidades em relação à empresa. Muitas vezes, a flexibilidade faz com que fiquem ainda mais propensos a cumprir determinações e entregar o melhor de si. Casos isolados devem ser tratados individualmente. 

Atrai melhores talentos para a empresa

Quando investe na flexibilidade no trabalho, você é capaz de adotar condições organizacionais melhores para que os colaboradores realizem as suas atividades. Isso não impacta apenas quem está dentro da empresa, mas também desperta a atenção dos melhores talentos do mercado. Isso significa que a sua marca empregadora passa a ganhar força ao longo do tempo. Dessa forma, os profissionais disponíveis passam a procurar ativamente a sua empresa como um lugar adequado para trabalharem, potencializando o seu time. 

aluguel coworking bhPowered by Rock Convert

Melhora a gestão do tempo

Quando exigimos que um colaborador chegue e deixe a empresa em um horário “cravado”, estamos sujeitos a atrasos e faltas. Isso gera uma obrigatoriedade de “se virar” para adequar sua rotina ao trabalho e “almoçar sem ter fome”, visto que existe um horário reservado para isso. Quando existe a possibilidade de flexibilizar horários, o colaborador consegue gerir melhor seu tempo, estando mais apto a cumprir com o que se comprometeu.

Aumenta o equilíbrio e a empatia 

Trabalhar em casa ou mesmo ter flexibilidade de horários exige disciplina. É essa questão que assusta muitos gestores que pensam em aderir ao novo modelo. Para que ele realmente funcione, é necessário que haja equilíbrio e empatia de ambas as partes. Estar disposto a ouvir o outro e entender suas necessidades e anseios é o melhor caminho para que o trabalho flexível realmente funcione.

Melhora o posicionamento de marca da empresa

A flexibilidade é uma tendência mundial e é capaz de aumentar a produtividade e a eficiência das empresas de forma geral. Dessa forma, quando insere esse conceito na sua organização, você é capaz de melhorar o posicionamento da marca no mercado como um todo. Isso porque você passa a gerar melhores produtos para os clientes, melhorando também a sua reputação. Além disso, a flexibilidade mostra que a sua empresa está conectada com as maiores tendências mundiais, o que faz com que você crie um diferencial competitivo que posiciona a sua marca acima das concorrentes. 

A adotação da flexibilidade no trabalho na sua empresa

Agora que você já entende os benefícios que a flexibilidade no trabalho gera para colaboradores e empresa, é hora de entender qual a melhor forma de incluir essa tendência na sua organização. Continue a leitura e descubra nossas dicas de ouro para colocar esse processo em prática! 

Entenda a organização do trabalho atual 

O primeiro passo para implementar a flexibilidade no trabalho é entender como funciona a organização das atividades na atualidade dentro da empresa. É preciso que você mapeie todos os processos e comece a conhecer cada uma das particularidades relacionadas às atividades que os colaboradores desempenham, como materiais dos quais necessita, forma de interação com os colegas e maneira de executar o trabalho designado. 

Com isso em mente, você é capaz de entender qual a melhor forma de implementar a flexibilidade de acordo com a realidade da sua empresa e as funções e cargos de cada um dos colaboradores, descobrindo a melhor solução para cada caso. 

Converse com colaboradores

Os colaboradores precisam fazer parte do processo. Portanto, converse com as equipes e conte sobre os seus planos de flexibilização. A partir disso, você é capaz de trocar informações, coletar feedback, opiniões e, até mesmo, descobrir as melhores soluções para problemas e gargalos operacionais. Além disso, ao permitir que os colaboradores façam parte do processo, você ainda abre portas para um maior engajamento do time com a empresa como um todo. 

Elabore soluções criativas

Não existe um modelo fechado de flexibilização do trabalho. Portanto, é importante que você entenda a realidade da empresa e necessidades do time para criar as melhores soluções. Nesse aspecto, a criatividade pode ser utilizada para encontrar as melhores alternativas. 

Você pode, por exemplo, descobrir que o trabalho em um coworking é uma ótima solução para a sua empresa. Pode ser também que alguns trabalhadores prefiram fazer home office, enquanto outros dão preferência por trabalhar em jornadas mais flexíveis. A partir dos dados de cada um, é possível que você encontre as melhores alternativas para empresa e equipe. 

Crie diretrizes claras

Agora é a hora de colocar o planejamento em prática. O primeiro passo para isso é ter diretrizes claras e específicas sobre como o trabalho deve funcionar dentro da empresa. Portanto, crie uma política de flexibilização e converse com a sua equipe para informá-los sobre as mudanças. Nesse momento, tire dúvidas e deixe claras as formas de controle que serão utilizadas, decisões que os colaboradores podem tomar e limites da flexibilização dentro da empresa.

Avalie resultados e revise a rota

Por fim, assim como qualquer outra estratégia dentro da empresa, é essencial que você avalie os resultados da flexibilização ao longo do tempo. Portanto, crie indicadores e métricas para realizar essa tarefa. Caso perceba que algo não vai bem, aproveite para revisar a sua rota e adequá-la aos resultados encontrados.

A flexibilidade no trabalho é uma tendência mundial muito relacionada ao contexto tecnológico na qual a sociedade está inserida. Entretanto, aderir a ela exige maturidade e responsabilidade, por isso, implantá-la em sua empresa pode não ser um processo tão simples. É por isso que o melhor a fazer é contar com uma consultoria especializada, pois uma ajuda profissional é sempre bem-vinda quando tratamos de algo inovador.

Se você gostou deste post, assine a nossa newsletter e receba conteúdo atualizado diretamente no seu e-mail.

8 vantagens dos escritórios compartilhados

Baixar ebook gratuito 8 vantagens do coworking

Guia prático para montar um plano de negócios eficiente


Siga-nos

Share This