Veja por que você não pode deixar de ter um endereço comercial

Veja por que você não pode deixar de ter um endereço comercial
baixar-ebook-8-vantagens-dos-escritorios-compartilhados-synergyco-banner

O empreendedorismo é algo que está em alta na contemporaneidade. São muitas as empresas que surgiram nos últimos anos, sendo que grande parte delas são startups ou microempreendedores individuais (MEIs). É claro que muitas delas, por serem de pequeno porte, não têm uma sede física. Isso, porém, não significa que não necessitem de um endereço comercial.

Pelo contrário, justamente os negócios menos conhecidos precisam de um espaço para que possam se apresentar para os clientes e passar mais credibilidade. Neste post vamos falar mais sobre esse assunto, explicando o que é um endereço comercial, como ele se diferencia do endereço fiscal, a sua importância e como escolher um local ideal para o seu negócio. Continue conosco e confira!

O que é endereço comercial?

O endereço comercial nada mais é do que o local onde uma empresa funciona, ou seja, a sua sede. Porém, ele não está relacionado apenas a um imóvel que é de sua propriedade ou que você aluga.

É o caso dos pequenos empresários que atuam no regime home office e não têm um local físico para desempenhar as suas atividades. Nesses casos, não é uma boa prática, tampouco profissional, disponibilizar o local da sua casa para seus clientes.

Por isso, convém que você procure por um local que possa servir como endereço comercial para o seu negócio, como um coworking. Os escritórios compartilhados são uma tendência de mercado e podem ser muito úteis também nesse sentido, dando mais credibilidade para a sua marca.

Como o endereço comercial se diferencia do endereço fiscal?

É preciso saber diferenciar endereço comercial de fiscal! O primeiro caso, conforme explicamos, se trata do local utilizado para apresentar uma organização comercialmente aos clientes. Assim sendo, sempre que fizer cartões de visita, páginas nas redes sociais, sites, entre outros materiais de marketing, pode utilizar esses dados.

Por sua vez, o endereço fiscal é aquele utilizado para fins tributários e formais. Trata-se de um sobrescrito que aparece nos documentos oficiais da organização, como o contrato social, o alvará de localização, o cartão de CNPJ, as inscrições municipal e estadual etc.

Na prática, nem sempre o endereço fiscal e o comercial são o mesmo. É possível que um pequeno empreendedor utilize o local de sua residência como fiscal e o de um coworking como comercial, por exemplo.

Por que as empresas precisam ter um endereço comercial?

endereço comercial

Ter essa ferramenta se justifica pelas diversas vantagens que isso proporciona para as organizações. Afinal, representa um espaço físico que, na maioria das vezes, é muito importante para um empreendimento. A seguir, vamos explicar os principais deles. Veja!

Imagem corporativa mais profissional

Ao utilizar um destino comercial em seus materiais de divulgação, você passa uma imagem corporativa mais profissional para os seus clientes. Embora o home office tenha se tornado comum, muitas pessoas, principalmente as mais velhas, ainda não entendem que um profissional possa realizar as suas atividades em casa.

Passando uma imagem mais profissional, você terá mais chances de fechar negócios e conquistar mais clientes para a sua empresa. Assim, ela terá mais lucratividade para continuar prosperando.

coworking em BH

Credibilidade

Conforme explicamos, algumas pessoas ainda não colocam fé em empresas situadas junto ao local de moradia do proprietário. Por isso, ter o espaço comercial é uma boa alternativa para dar mais credibilidade ao seu negócio.

Convém lembrar que alguns coworkings oferecem esse tipo de serviço, para que você possa não só trabalhar no local, mas também utilizar o endereço dele, inclusive para receber correspondências.

Local reconhecido para divulgação da empresa

Nem sempre todas as pessoas conhecem os bairros habitacionais das grandes cidades. Logo, ter como ponto de referência um local em uma área mais conhecida do município pode ser uma alternativa interessante.

A ideia é que as pessoas consigam identificar onde a sua empresa funciona, para que possam ir até o local ou enviar correspondências e encomendas, caso seja necessário. Os dados comerciais contribuem contribui para que a sua empresa seja divulgada, uma vez que você poderá incluí-los em todos os seus materiais de propaganda, sejam eles físicos ou digitais.

Atendimento aos clientes

Quando um cliente vê que você tem um lugar físico para atendê-los, eles sabem que não ficarão desassistidos. Afinal, a sua empresa atua em um local e as pessoas saberão onde procurá-lo para resolver qualquer eventualidade. Essa é uma maneira de oferecer mais confiabilidade e segurança a quem procura pelos seus serviços ou produtos, favorecendo a fidelização.

Agendamento de reuniões

Embora seja possível fazer reuniões por videoconferência, muitas vezes um encontro presencial é necessário para sacramentar um negócio. Logo, ter um local para receber os clientes é muito importante.

Como escolher o melhor endereço comercial para o seu negócio?

Como você pode perceber, ter esse artifício é muito importante para os negócios. No entanto, nem sempre alugar um espaço ou sala é a melhor alternativa, tendo em vista os altos preços que são cobrados.

Além disso, você não terá apenas a despesa do aluguel ao locar uma sala comercial. Será necessário também arcar com as contas de internet, telefone, água, energia elétrica, entre outras.

Por conta disso, uma boa forma de ter um endereço comercial para um negócio é apostando em um coworking. Nesses espaços compartilhados, vários profissionais ou empresas ocupam a mesma sede, mas cada qual com sua área de trabalho.

Muitos deles oferecem aos seus clientes a possibilidade de utilizar o nome do local, até mesmo para receber correspondências. Assim, você poderá apresentar-se mais formalmente para os seus clientes e não perder negócios por não ter um endereço físico.

Agora você já sabe que não pode deixar de ter um endereço comercial para a sua empresa e que o local em que você mora não é o mais indicado para isso. Por esse motivo, inicie agora mesmo a busca por um coworking ou outro local em que você possa utilizar como a sede oficial do seu negócio.

Ficou com alguma dúvida ou quer compartilhar a sua experiência conosco? Então sinta-se à vontade para deixar um comentário no espaço abaixo! Estamos sempre à disposição para prestar quaisquer esclarecimentos.

escritório virtual

8 vantagens dos escritórios compartilhados

Baixar ebook gratuito 8 vantagens do coworking

Guia prático para montar um plano de negócios eficiente


Siga-nos

Share This