Coworking e coliving: como têm transformado o estilo de vida das pessoas?

Coworking e coliving: como têm transformado o estilo de vida das pessoas?
baixar-ebook-8-vantagens-dos-escritorios-compartilhados-synergyco-banner

Com o desenvolvimento da sociedade, implantação de novas ideias e maneiras de pensar, as pessoas têm se reinventado e alterado sua maneira de agir em relação às atitudes básicas como trabalho e moradia. Nesse ponto, surgem os conceitos de coworking e coliving, que têm ganhado mais espaço e adquirido cada vez mais adeptos.

Essas ferramentas da modernidade utilizam como principal razão de existir o compartilhamento. As pessoas que deles se utilizam passam a partilhar experiências, quer seja profissional, quer seja de moradia e recebem, dentre outros benefícios, a economia de dinheiro e o engrandecimento e aprendizado.

Ficou interessado em entender um pouco mais sobre o coworking e coliving e como eles têm transformado o modo de viver das pessoas? Então, este post é para você. Continue a leitura e confira!

O que é coworking?

o que é o coworking

O coworking trata-se de um compartilhamento de local de trabalho. Esse conceito se difundiu bastante e tornou-se muito conhecido, levando inúmeras pessoas a experimentarem esse tipo de local em busca dos benefícios que o compartilhamento pode trazer.

Essa nova forma de ambiente de trabalho foi pensada de acordo com as novas tendências do empreendedorismo no mercado de freelancers e das start-ups. São vários espaços desse tipo espalhados ao redor de todo o Brasil e pelo mundo.

O grande sucesso desse tipo de empreendimento se dá em decorrência de que essas áreas são voltadas e pensadas para o trabalho individual e autônomo. Contudo, com uma dose muito importante de networking e compartilhamento de informações entre pessoas de diversos ramos, o que ajuda a inspirar ideias e desenvolver novas técnicas de trabalho e aprendizado. Além disso, o investimento é bem menor em relação ao aluguel de uma sala comercial.

O que é coliving?

O conceito de coworking e coliving podem parecer semelhantes, devido a ambos trazerem a ideia de compartilhamento de espaços. Entretanto, as semelhanças param por aí.

O colivng nada mais é que um ambiente de moradia, uma casa, que é dividida por diversas pessoas. Os moradores têm quartos individuais, mas as áreas comuns são compartilhadas e há divisão nos serviços domésticos relacionados a elas.

O conceito de coliving, apesar de parecer bastante atual, remonta para a década de 1970, quando, na Dinamarca, o primeiro projeto de coliving surgiu — chamado de cohousing na época. Na ocasião, trinta e cinco famílias dividiram espaços de conveniência e atividades na habitação com o objetivo primordial de estimular a boa convivência entre os vizinhos e trocar experiências.

Apesar de ambos conterem a ideia de comunidade, o coliving se diferencia muito das repúblicas estudantis. Nesse tipo de moradia os estudantes e acadêmicos, que dividem os custos de uma casa, estão em um estágio inicial de preparação da vida pessoal e profissional.

No coliving, os utilizadores desse ambiente são pessoas já formadas e bastante decididas na vida, que buscam otimizar o seu modo de viver e repartir experiências visando ao engrandecimento pessoal e até profissional.

coworking em BH

Qual é o público mais atraído pelo coworking e coliving hoje em dia?

Majoritariamente, as pessoas que buscam o coworking e coliving como ambientes compartilhados de trabalho e moradia, respectivamente, são indivíduos mais antenados às modernidades e desenvolvimentos da sociedade e que veem na partilha de experiências uma excelente oportunidade de desenvolvimento e potencialização de habilidades.

Os jovens que estão iniciando na carreira profissional ou que desejam sair da casa dos pais e buscar a sua independência também são usuários em potencial do coworking e coliving. Com esses locais, há uma economia financeira bastante considerável, e esse é um fator preponderante para as pessoas que estão iniciando suas vidas e podem utilizar os valores para outros investimentos.

Além do que, nesses ambientes compartilhados, os ensinamentos são passados de pessoa para pessoa, que se ajudam no desenvolvimento pessoal e profissional, trazendo elos importantes entre distintas áreas do conhecimento.

Por isso, esse público de indivíduos jovens e que estão atentos às novas maneiras de economizar e aprender são os mais propensos a utilizarem o coworking e coliving. Porém, o sucesso e crescimento desses locais têm atraído muitas pessoas de públicos diversificados.

Por que esses conceitos têm se tornado um estilo de vida para as pessoas?

Como dissemos o coworking e coliving vem mudando a forma de pensamento das pessoas e se tornaram o que podemos dizer de um estilo de vida para aqueles que buscam novas maneiras de trabalhar e morar.

Os benefícios que são verificados pelos usuários desse tipo de ambiente são encorajadores e atraem novos clientes. Vejamos algumas vantagens que justificam o êxito desse empreendimento e o porquê de estarem tão presentes na vida das pessoas.

Compartilhamento de espaços

Primeiramente, é fundamental se libertar de qualquer tipo de preconceito e amarras que o impeçam de desfrutar da experiência de trabalhar ou morar em um local compartilhado. Feito isso, os utilizadores sentem-se extremamente satisfeitos com esse compartimento de espaços, pois há uma ajuda mútua e o desenvolvimento de um sentimento de vida em comunidade muito forte e benéfico.

Estímulo aos relacionamentos

Outro ponto de muito destaque no coworking e coliving é a inspiração desenvolver melhores relacionamentos interpessoais. São vários os relatos de pessoas introspectivas e extremamente tímidas que potencializaram sua comunicação com outros indivíduos e se tornaram mais confiantes e capazes de se relacionar com os outros de modo mais agradável e amistoso, causando um crescimento e satisfação pessoal muito grandes.

Economia de recursos

Não podemos deixar de lembrar de um dos pontos primordiais da existência do coworking e coliving. Eles foram originalmente criados para pessoas que desejam economizar dinheiro e manterem um ambiente confortável e propício para trabalhar e morar. Esse objetivo é atingido com muito êxito e, bem por isso, os ambientes são muito procurados por pessoas no início da carreira profissional.

Os ambientes de coworking e coliving se difundiram ao redor de todo o planeta. No Brasil, grandes cidades, como Belo Horizonte, contam com espaços de coworking, por exemplo, propícios e muito bem desenvolvidos para atender pessoas e desenvolver o ambiente de trabalho até mesmo os colaboradores das grandes empresas.

Portanto, podemos perceber que o coworking e coliving tornaram-se mais que uma preferência, mas um estilo de vida para aqueles que veem nos espaços compartilhados uma oportunidade de crescimento pessoal e profissional e a troca benéfica de experiências. A tendência é que a aceitação desses espaços aumente e seja um ponto constante nas vidas dos indivíduos devido aos inúmeros benefícios que trazem.

Gostou de saber um pouco mais sobre o coworking e se interessou em utilizar esse espaço na vida profissional para desfrutar dos benefícios por ele oferecidos? Então, entre em contato conosco, temos o ambiente ideal para que você desenvolva o seu ofício de modo confortável e com potencialização de suas habilidades e aprendizado constante!

escritório virtual

8 vantagens dos escritórios compartilhados

Baixar ebook gratuito 8 vantagens do coworking

Guia prático para montar um plano de negócios eficiente


Siga-nos

Share This