Coworking em BH: tudo o que você precisa saber sobre essa tendência de mercado

Coworking em BH: tudo o que você precisa saber sobre essa tendência de mercado
baixar-ebook-8-vantagens-dos-escritorios-compartilhados-synergyco-banner

Você já ouviu falar em escritórios compartilhados ou coworking? Essa é uma tendência de mercado que chegou com tudo em Belo Horizonte e cada vez mais empresas são adeptas a ela, por conta dos benefícios que oferece.

Neste post vamos explicar tudo o que você precisa saber sobre coworking em BH, para que o seu negócio também possa usufruir das vantagens proporcionadas por esse modelo de escritório.

Ficou curioso para saber sobre coworking em Belo Horizonte? Então siga conosco e veja esclarecimentos para as principais dúvidas sobre o assunto. Vamos lá?

O que são escritórios compartilhados?

Os escritórios compartilhados ou coworkings são espaços em que empresas e profissionais liberais se reúnem para trabalhar juntos. A ideia é que otimizar os gastos que se teria com um escritório comum.

De tal forma, um advogado autônomo não precisa alugar um espaço, investir em uma infraestrutura, contratar uma secretária, bem como ter outros gastos para começar a trabalhar. Ele pode ter tudo isso em um escritório compartilhado!

O mesmo vale para profissionais de diversas áreas, como jornalistas, designers, publicitários, consultores, relações-públicas, corretores de imóveis, entre tantos outros. Não existe uma restrição de profissão que pode ou não trabalhar em um coworking.

Por que Belo Horizonte adotou a cultura de coworking?

Coworking em BH é uma tendência

Quando falamos em coworking em BH, estamos falando de uma cultura que está em constante ascensão. Isso porque os mineiros foram um dos primeiros povos do Brasil a aderir a essa tendência, que tem se expandido para todo o território nacional.

A cultura do coworking tem se disseminado entre profissionais liberais, freelancers, pequenas empresas e startups. Isso se justifica porque em um escritório tradicional, cada um desses profissionais teria sozinho os custos com aluguel, conta de energia elétrica, serviços de limpeza etc.

Já nos coworkings, paga-se um valor único para utilizar o espaço. De tal modo, todos os gastos são compartilhados por todos, que utilizam o mesmo local para exercerem as suas funções.

Apenas para conhecimento, de acordo com o portal da All Work, atualmente existem 14.411 coworkings em todo o mundo. A estimativa é que o número de membros de coworking aumente para 3,8 milhões até 2020 e 5,1 milhões até 2022.

Quando falamos em Belo Horizonte, segundo uma reportagem do portal Hoje em Dia, estamos nos referindo à terceira cidade brasileira com mais espaços de coworking. Entre os anos de 2015 e 2017, o número de espaços compartilhados na capital mineira saltou de 23 para 67. Isso representa um aumento de 191%, o que indica que essa cultura veio mesmo para ficar, concorda?

Como deve ser a infraestrutura de um bom coworking?

Coworking em Belo Horizont - Recepção da Synergyco Executive Office

Recepção da Synergyco Executive Office

Para que os usuários possam tirar o máximo proveito ao utilizar um coworking em BH, é preciso verificar se o espaço tem a infraestrutura adequada para recebê-los.

Um bom coworking é aquele que tem espaços em que todos podem trabalhar sem atrapalhar um ao outro, com estações bem divididas. É necessário ainda ter espaços de convivência, como cozinhas e áreas verdes, para quando são feitas pausas para o cafezinho ou para espairecer durante o intervalo das atividades.

Também é um diferencial para os coworkings ter salas privativas e salas de reunião. Assim, os usuários poderão receber clientes para conversar sobre projetos que estão sendo desenvolvidos, por exemplo.

Outro diferencial são as salas para eventos, que podem ser utilizadas para desenvolver cursos, palestras e workshops que promovam novos conhecimentos não apenas para os usuários do espaço, mas também para a comunidade de modo geral.

Portanto, se um profissional de marketing frequenta um coworking, por exemplo, e percebe que entre os demais usuários do local há o interesse em saber mais sobre o assunto, ele pode promover um curso ou palestra sobre a sua área de atuação.

Quais são os benefícios de um coworking?

Quando um profissional passa a trabalhar em um coworking em Belo Horizonte, ele terá uma série de benefícios que não teria em um escritório tradicional. A seguir, listamos os principais deles. Veja!

Redução de gastos

coworking em BH - Redução de custos

Um dos principais benefícios dos coworkings é a redução de gastos, conforme explicamos. Isso se justifica porque o profissional não precisará mais arcar sozinho com diversos custos, como internet, energia elétrica, limpeza, aluguel, entre outros.

Geralmente, os coworkings cobram valores, dependendo da quantidade de dias e horas que o usuário utilizará o espaço. Assim, se um profissional atua no esquema home office e quer usar o espaço eventualmente para fazer reuniões com seus clientes, ele poderá.

No entanto, se o desejo do profissional for trabalhar diariamente no local, isso também é possível. De tal modo, um coworking em Belo Horizonte oferece o benefício de se adaptar à realidade de cada usuário.

Endereço fixo para atendimento

Ter um endereço fixo de atendimento para receber clientes e colocar no cartão de visitas é interessante para dar mais confiabilidade e credibilidade a um negócio. Assim, você poderá gerar mais confiança para os seus clientes.

O endereço do coworking poderá ser utilizado em seus materiais de divulgação e, devido a isso, você sempre poderá utilizar as salas de reuniões para receber as pessoas para conversar sobre os projetos que estiver trabalhando.

Localização privilegiada

Geralmente, os coworkings em BH têm uma localização privilegiada, em pontos movimentados e de grande circulação da cidade. Isso é importante para que você possa usufruir dos serviços nos arredores, como bancos, restaurantes, padarias, entre outros estabelecimentos.

Além disso, também ficará mais fácil para os seus clientes encontrarem o local em que você trabalha. No caso de você ter um escritório tradicional em uma área mais afastada da cidade, as pessoas poderão ter dificuldade para encontrar o local.

Imagem mais profissional

Muitas pessoas ainda não enxergam com bons olhos os profissionais que atuam em home office. Há uma dificuldade em entender que se pode separar a vida pessoal da profissional, mesmo trabalhando em casa.

Por esse motivo, usar um coworking em Belo Horizonte é uma maneira de passar uma imagem mais profissional para o seu negócio. Você poderá ainda produzir fotos no local e fazer posts nas redes sociais, mostrando aos seus seguidores que o seu negócio tem um espaço físico diferenciado, no qual executa as suas atividades.

coworking em BH

Oportunidade de networking

Coworking em BH - Networking

Comentamos anteriormente que profissionais de qualquer área podem trabalhar em um coworking. Por esse motivo, muitas oportunidades de networking e, até mesmo, trocas de serviço podem acontecer.

Imagine, por exemplo, que um designer freelancer utilize o espaço do coworking e lá conheça um contador. Os dois se tornam amigos e percebem que um pode suprir uma necessidade do outro.

Assim, o designer fará uma nova identidade visual e materiais gráficos para o contador, que em troca ajudará o colega a fazer os cálculos contábeis do seu negócio e o orientará quanto a emissão de notas fiscais e outras questões do tipo. É bem provável que essa parceria seja benéfica para ambos, não é mesmo?

Facilidade para iniciar um novo negócio

Muitas pessoas têm o desejo de empreender, mas não dispõem de recursos necessários para isso. Dessa forma, o sonho de ter o próprio negócio acaba sendo deixado de lado.

Ao optar por um coworking fica mais fácil de empreender, pois os gastos com infraestrutura são praticamente zero. Não há a necessidade de alugar um espaço, pagar contas de consumo, entre outras. O único pagamento necessário será um valor acessível de mensalidade para uso do coworking.

Qual empresa é referência de coworking em BH?

Quando falamos de coworking em Belo Horizonte, uma empresa que é tida como referência é a Synergyco Executive Office, que tem o objetivo de desenvolver negócios e pessoas, tendo como base para isso a educação.

A Synergyco acredita que a flexibilidade no trabalho deixou de ser uma tendência e hoje já é uma realidade. Por isso, oferece aos seus clientes escritórios equipados com móveis de qualidade, que fazem a diferença no momento de executar negócios.

Por que a Synergyco é uma boa empresa?

Sala de Reunião - Synergyco Executive Office

Sala de Reunião – Synergyco Executive Office

Os diferenciais e a atenção para os detalhes é que fazem com que a Synergyco seja uma boa empresa e já tenha se tornado uma referência em coworking em BH.

O objetivo da Synergyco é proporcionar às empresas e aos profissionais autônomos e freelancers, um ambiente ideal para que possam fazer os seus negócios crescerem e se desenvolverem cada vez mais.

Para isso, conta com uma estrutura moderna, com uma excelente localização e ambiente muito propício para que os profissionais consigam exercer as suas atividades com excelência, ampliem a rede de contatos e gerem novos negócios.

As salas da Synergyco também são flexíveis, uma vez que existem espaços que podem ser modulados de acordo com a necessidade ou tamanho do seu negócio. De salas executivas a baias individuais, tudo será encontrado em nossos escritórios compartilhados.

Quais são os diferenciais da Synergyco?

A Synergyco oferece vários diferenciais aos profissionais que ocupam os seus espaços de coworking em BH. Veja quais são os principais delas nos tópicos a seguir!

Entrada 24 horas

Coworking BH - Entrada com biometria

A Synergyco funciona 24 horas por dia e a entrada ocorre por meio de biometria. Dessa forma, é possível entrar e sair do local a qualquer momento, dando liberdade para que você possa fazer trabalhos ou ir a compromissos externos e retornar na hora que quiser.

Prefere o silêncio da madrugada para trabalhar do que a correria do horário comercial? Isso é possível na Synergyco. Além disso, como a entrada é feita por meio de cadastro da biometria, apenas pessoas cadastradas poderão entrar no local. Isso garante a segurança para quem está trabalhando nos escritórios compartilhados.

Localização

Coworking BH - Av. Raja Gabáglia

Localização da Synergyco na Av. Raja Gabáglia

A localização da Synergyco também é um diferencial importante, uma vez que está em um ponto privilegiado da cidade de Belo Horizonte.

Nosso endereço é na Avenida Raja Gabaglia, nº 1093, no 7º andar. O prédio fica em frente ao Hospital Madre Teresa, nosso principal ponto de referência.

Assim, você estará com o seu negócio instalado em um local fácil de ser encontrado e que garantirá aos clientes facilidade para quando você os chamar para reuniões, por exemplo. Isso é muito importante, uma vez que, em uma cidade grande como Belo Horizonte, podem acontecer problemas de localização.

Salas privativas

Na Synergyco você poderá utilizar de salas privativas, que podem abrigar desde profissionais autônomos até equipes completas de pequenas empresas.

Imagine que uma empresa desenvolvedora de sites tenha em seu quadro de colaboradores um gestor de projetos, um programador, um designer e um redator. Todos esses funcionários podem ficar juntos em uma sala privativa, exclusiva para essa empresa.

Como é a estrutura do coworking Synergyco?

O coworking da Synergyco conta com salas de reunião com equipamento multimídia, que dão todo o suporte para apresentações, por exemplo. Também conta com serviços de copeira, com café expresso e água à disposição de todos os usuários.

Há ainda uma cantina completa, equipada com vending machines, ideal para que sejam feitas pequenas refeições nos intervalos de trabalho. Assim, não é preciso sair e nem gastar para ir a uma lanchonete ou padaria quando bater aquela fome.

O ambiente também conta com serviço de limpeza, garantindo que tudo esteja sempre impecável para que você possa realizar o seu trabalho e receber os clientes com conforto.

Pensando em proporcionar o melhor aos nossos coworkers, também investimos em uma internet de excelente qualidade, para que todos possam desenvolver as suas atividades online sem que nenhum problema surja no meio do caminho.

Temos ainda uma bela recepção, com profissionais todos os dias à disposição para atender a qualquer pessoa que chegue no local. Assim, você poderá ter a certeza de que seus clientes serão bem atendidos.

Agora você já sabe mais sobre coworking em BH, uma tendência de mercado que vem ganhando a capital mineira, já pode migrar a sua empresa ou trocar o home office por esse tipo de espaço. A Synergyco é a melhor opção e está de portas abertas para recebê-lo.

Para saber mais sobre a Synergyco, entre em contato ou se inscreve para receber uma proposta com valores de locação no e-mail. 

escritório virtual

8 vantagens dos escritórios compartilhados

Baixar ebook gratuito 8 vantagens do coworking

Guia prático para montar um plano de negócios eficiente


Siga-nos

Share This