Você já notou como uma das palavras do momento é otimização? O motivo para isso é a falta de tempo crescente no dia a dia profissional, que fomenta a necessidade de flexibilização e autonomia. É com isso em mente que muitos têm recorrido à solução do espaço de trabalho compartilhado.
Tanto para profissionais que atuam de forma independente quanto para os vinculados a empresas, as salas de um coworking se tornam espaços ideais para uma performance mais produtiva e focada nos negócios.
Neste texto, queremos compartilhar com você o funcionamento desses locais e mostrar quantos benefícios atrativos os espaços de trabalho compartilhados podem oferecer. Além disso, você poderá conferir como evitar distrações ao compartilhar o espaço e dicas de como escolher a melhor opção. Confira!
O que é o espaço de trabalho compartilhado?
A maioria dos profissionais que atua de forma autônoma já se deparou com a seguinte questão: alugar uma sala comercial ou fazer home office? Enquanto a primeira opção envolve diversos custos financeiros, a segunda impede reuniões de negócios e pode até mesmo soar um pouco solitária para alguns.
No entanto, com a expansão de modelos de negócio mais independentes, o espaço de trabalho compartilhado surgiu como uma solução extremamente interessante e acessível para profissionais dos mais diversos setores.
Em um coworking, cada usuário conta com sua mesa de trabalho ou sala privativa, compartilhando a infraestrutura do local, como banheiro, cozinha, internet e energia. Custos que antes seriam individuais se tornam coletivos e, portanto, muito menores para o orçamento de cada profissional.
Quais são os benefícios para quem compartilha o espaço de trabalho?
Mesmo que os espaços de trabalho compartilhados estejam se tornando cada vez mais conhecidos nos últimos anos, muitos profissionais ainda não entendem a fundo as vantagens desse modelo. Quer saber agora se levar seu negócio para um coworking é uma boa ideia? Então veja alguns dos principais benefícios desses locais.
Estar em um ambiente dinâmico
Um fator que faz muitos profissionais não se adaptarem ao home office é a falta da convivência com outras pessoas que compartilhem ideias e vivências do mercado de trabalho. Nesse aspecto, o modelo de espaços conjuntos é extremante atrativo, pois traz o dinamismo que é indispensável na rotina.
Com indivíduos de diversos setores, o coworking se torna um local interdisciplinar, de troca de experiências, estímulo da criatividade e até de motivação entre os usuários.
Além disso, esse espaço é ideal para fazer networking, conhecendo empreendedores visionários, empresas em ascensão e pessoas com quem você pode firmar parcerias e se inspirar.
Contar com infraestrutura de qualidade
Ao montar um escritório particular, um profissional não se preocupa apenas com o aluguel do espaço, mas também com o mobiliário, decoração adequada, linha de telefone, acesso à internet e outras necessidades básicas de funcionamento.
Esses arranjos não apenas custam recursos financeiros, mas também gastam um tempo precioso que poderia ser investido em estratégias para o negócio. Já no coworking, basta chegar e trabalhar, contando com toda uma infraestrutura pronta para atender as suas necessidades.
Pagar apenas pelo que é usado
Mais uma vantagem atraente está no plano sob medida que você pode contratar em um espaço de trabalho compartilhado. Em vez de custear um escritório por um mês, você paga apenas o valor dos dias e horários que pretende usar, reduzindo de forma significativa seus custos do negócio.
No caso de profissional que precisa dar um curso ou atender clientes de forma pontual, basta assinar um plano que dê conta de suas necessidades. Da mesma forma, um empreendedor que deseja uma base de trabalho para sua equipe pode reservar um espaço durante todo o mês.
Manter a privacidade sem sentir isolamento
Se você se preocupa com a privacidade em um coworking, precisa saber que esses espaços conseguem proporcionar um perfeito equilíbrio entre as salas reservadas e os locais de convivência coletiva dos usuários.
Ao mesmo tempo em que você pode receber clientes e fazer reuniões em espaços privados, pode trocar experiências com outros profissionais e evitar o isolamento do home office.
Ter flexibilidade para ampliar o negócio
O espaço de trabalho compartilhado também oferece a flexibilidade que você precisa para ampliar seu negócio. Imagine precisar quebrar um contato de locação ou ter que encontrar um escritório maior sempre que você precisar expandir seu negócio ou testar uma nova estratégia de escalabilidade.
No coworking você tem o espaço necessário caso precise contratar mais salas ou mais horas de uso para sua equipe ou suas reuniões. O endereço da sua empresa não muda e você continua pagando um valor sob medida para o seu uso. Além disso, a economia proporcionada pelo modelo garante mais liberdade orçamentária para seus novos investimentos.
Conseguir focar nos negócios sem outras preocupações
Como falamos no início deste texto, não há tempo a perder no mundo de negócios. Com a alta competitividade do cenário, é preciso otimizar tempo e recursos para atuar em alta performance. Eliminar distrações é essencial e, por isso, o coworking se mostra como uma opção tão atrativa.
Sem a necessidade de pensar nas contas e responsabilidades inerentes a um escritório particular, você vai conseguir focar nos seus objetivos e ter um melhor desempenho. Alguns espaços de trabalho compartilhados ainda garantem outras facilidades, como uma central de recados, evitando a interrupção do seu trabalho para atender ligações e elaborar sua agenda.
Dicas para evitar distrações no espaço compartilhado
Apostar em um espaço compartilhado traz diversos benefícios. No entanto, distrações também podem surgir ao compartilhar o local de trabalho com outros profissionais.
Parar a todo momento para conversar com outras pessoas ou ter que interromper o trabalho para arrumar a bagunça na mesa, por exemplo, são distrações que podem comprometer a produtividade no dia a dia. A boa notícia é que é possível evitar essas interrupções no espaço compartilhado com algumas práticas. Confira!
Crie uma rotina
Um dos passos mais importantes para evitar distrações no espaço compartilhado é criar uma rotina.
Na prática, isso quer dizer estipular horários fixos para trabalhar, respeitar o momento das refeições e buscar finalizar o dia de trabalho sempre no mesmo horário. Ao organizar a rotina, fica mais fácil manter a produtividade.
Use fones de ouvido
Muitas pessoas têm dificuldade em manter a concentração com outras pessoas falando ao lado. Nesse sentido, os fones de ouvido podem ser grandes aliados de quem opta por espaço compartilhado para trabalhar.
Opte por modelos com cancelamento de ruído e foque apenas no seu trabalho, sem se deixar distrair pelos ruídos do ambiente.
Organize o espaço
A organização é indispensável para quem busca mais eficiência no trabalho. Para evitar distrações no dia a dia profissional, um passo importante é manter o local em que trabalha bem organizado.
Separe tudo o que precisa para executar suas atividades, como canetas, anotações, carregador de notebook e afins. Antes de começar a trabalhar, já organize os itens de forma que você não precise parar o que está fazendo para caçar uma caneta para anotar algo ou ter que pedir um carregador emprestado, por exemplo.
Defina limites de interação
Entre os benefícios de optar por um espaço compartilhado está a possibilidade de ampliar o network com outros profissionais. No entanto, interação em excesso pode se tornar uma distração no dia a dia.
Por isso, para manter a produtividade em dia, defina limites para interagir com outros profissionais. Procure conversar nos momentos de pausa e não durante os períodos de trabalho.
Gerencie o seu tempo com sabedoria
Outro passo importante para quem quer evitar distrações ao usar um espaço compartilhado é ter atenção especial ao gerenciamento do tempo. Busque avaliar como usa as horas no dia a dia de trabalho.
Se notar que para as atividades a todo momento para conversar, por exemplo, pode ser uma boa ideia adotar métodos como o Pomodoro para se concentrar e garantir melhores resultados no trabalho.
Usar um espaço compartilhado traz inúmeros benefícios para profissionais de diversos segmentos de atuação. No entanto, buscar práticas para evitar distrações é essencial para a produtividade.
Como escolher a melhor opção?
É claro que, se tratando de um local para trabalhar e fazer seu negócio crescer, você precisa fazer uma escolha acertada. Que tal algumas dicas para encontrar o coworking ideal para você? Sugerimos que você considere questões como:
- custo-benefício do plano;
- flexibilidade dos planos;
- facilidades oferecidas pelo espaço;
- infraestrutura do local;
- garantia de salas privadas e de reunião;
- localização do coworking.
Agora que você já viu como um espaço de trabalho compartilhado pode trazer diversas vantagens para sua atuação profissional, não perca tempo e otimize seu tempo e seus recursos em um coworking.
Você não precisa ir longe para encontrar o espaço ideal. A SYNERGYCO tem escritórios exclusivos em área nobre de Belo Horizonte e garante uma infraestrutura moderna para atender o seu negócio e seus clientes.
Entre em contato com nossa equipe e conheça nossas soluções para seu desenvolvimento profissional.