Como o coworking contribui para a qualidade de vida no trabalho?

Como o coworking contribui para a qualidade de vida no trabalho?
baixar-ebook-8-vantagens-dos-escritorios-compartilhados-synergyco-banner

O conceito de qualidade de vida no trabalho está cada vez mais presente no discurso de gestores e equipes de RH das empresas. Isso porque todos já perceberam que essa é uma variável central do bem-estar do trabalhador e da conquista de resultados positivos para o negócio.

Nesse aspecto, o coworking pode ser um espaço promotor de qualidade de vida no trabalho, potencializando os resultados da empresa como um todo. Quer saber como isso funciona? Então, continue a leitura e descubra! 

Afinal, o que é qualidade de vida no trabalho? 

As pessoas passam a maior parte do dia envolvidas com o trabalho. Isso porque quando não estão efetivamente trabalhando, podem estar se arrumando ou se deslocando até a empresa ou tentando resolver problemas e desafios profissionais. 

Dessa forma, a organização do trabalho e o ambiente da empresa têm uma grande influência na satisfação da pessoa com a vida como um todo. E foi justamente a partir dessa percepção que surgiu o conceito de qualidade de vida no trabalho. 

Ele se refere à condições do ambiente de trabalho e da organização das atividades dos colaboradores que propiciam o desenvolvimento, satisfação e realização do profissional. Ou seja, a qualidade de vida no trabalho está relacionada à geração do sentimento de felicidade e realização plena por meio do trabalho. 

Por que a qualidade de vida no trabalho é tão importante? 

qualidade de vida no trabalho

Desde que a qualidade de vida no trabalho começou a ser estudada, há evidências de que ela traz diversos benefícios tanto para a empresa quanto para o colaborador. Entenda agora quais são os principais deles! 

Aumenta a produtividade do time 

Quando você investe em qualidade de vida no trabalho, faz com que os colaboradores se tornem mais motivados e engajados nas atividades de trabalho. Dessa forma, é possível aumentar a produtividade do time como um todo, o que significa que os profissionais passam a gerar mais e melhores resultados para a empresa. 

Promove a felicidade no geral 

Como você já sabe, o trabalho é uma das atividades centrais da vida do seu humano, ocupando a maior parte do dia da maioria das pessoas. Dessa forma, ao promover a qualidade de vida no trabalho, é possível aumentar os índices de bem-estar e felicidade do profissional como um todo. 

Reduz os índices de rotatividade

A rotatividade é um grande problema para as empresas. Além de gerar gastos financeiros com a demissão e contratação de profissionais, ela ainda desestrutura o time e sobrecarrega a equipe de RH do negócio. Portanto, é essencial que você busque estratégias para reduzir a rotatividade na organização. 

Promover a qualidade de vida no trabalho é uma delas. Afinal, quando os colaboradores estão felizes e motivados, a probabilidade de que eles deixem a empresa é bem menor, reduzindo os seus índices de turnover.

Aumenta a atração de talentos para a empresa 

Atrair os melhores talentos para comporem a sua equipe é um diferencial que faz com que a sua empresa se destaque no mercado. Afinal, são os colaboradores que geram resultados para o seu negócio e, dessa forma, ter um time altamente capacitado é essencial para o sucesso. 

coworking em BH

Quando a sua empresa promove a qualidade de vida no trabalho, consequentemente, ela melhora a imagem da sua marca como empregadora. Com isso, atrai os melhores talentos do mercado para o processo seletivo da organização, possibilitando a criação de um time de excelência. 

Auxilia na prevenção de problemas de saúde 

O trabalho pode gerar uma série de problemas de saúde, como o estresse, burnout, depressão, entre outros. Prevenir esse tipo de adoecimento é papel de qualquer empresa que deseja contar com um time motivado e engajado nas suas atividades. 

Para isso, é essencial trabalhar a qualidade de vida no trabalho, pois, quando os colaboradores estão satisfeitos com as atividades realizadas na empresa e se sentem realizados, é possível prevenir a grande maioria desses problemas. Dessa forma, seu negócio conta com um time saudável para a geração dos melhores resultados. 

Como o coworking pode impactar a qualidade de vida no trabalho?

Agora que você já sabe todos os benefícios que a promoção da qualidade de vida no trabalho pode trazer para a sua empresa, entende que é importante investir em estratégias que promovam esse conceito entre a sua equipe. Nesse aspecto, o espaço de cowoking pode ser um grande aliado. Entenda agora o porquê! 

Aumenta o networking da equipe 

Em um coworking, vários colaboradores de diferentes empresas trabalham em um mesmo local. Dessa forma, a sua equipe tem contato com diversos tipos de pessoas, o que permite uma maior interação entre elas e, com isso, aumenta-se o netwoking do time.

Promove a colaboração entre profissionais 

O coworking é, por definição, um espaço de compartilhamento e colaboração. Dessa forma, os colaboradores da sua empresa podem contar com a ajuda de profissionais de outras organizações — ou seja, com experiências diversas — na hora de enfrentar os desafios e solucionar problemas do dia a dia do trabalho. 

Permite uma maior flexibilidade de horário 

Cada pessoa tem um horário no qual é mais produtiva. Enquanto alguns preferem o turno da manhã, existem aqueles colaboradores que gostam de trabalhar durante a tarde ou noite. 

O espaço de coworking é um ambiente que permite que o colaborador escolha qual o melhor horário para trabalhar. Dessa forma, além de se tornar mais produtivo, o profissional potencializa a sua qualidade de vida, uma vez que pode acordar e chegar na empresa no horário de sua preferência. 

Possui um ambiente agradável 

O ambiente do espaço de coworking é um doa grandes diferenciais do local. Afinal, ele conta com uma estrutura confortável e ergonômica para a realização das atividades. Além disso, também é um ambiente que impulsiona a criatividade e produtividade no time. 

O coworking tem um ambiente agradável e propício para a realização do trabalho com excelência, possibilitando a qualidade de vida dos colaboradores devido ao conforto e clima organizacional do local. 

Promover a qualidade de vida no trabalho é essencial para garantir o sucesso da sua empresa. Para isso, o coworking pode ser o seu maior aliado, criando um diferencial para a sua organização na forma como lida com os talentos. Afinal, ele propicia um ambiente agradável e confortável, favorável à colaboração e integração entre profissionais, potencializando as suas estratégias de promoção de bem-estar na equipe. 

Gostou do conteúdo e quer tirar uma dúvida ou relatar as suas experiências? Então, deixe um comentário abaixo!

escritório virtual

8 vantagens dos escritórios compartilhados

Baixar ebook gratuito 8 vantagens do coworking

Guia prático para montar um plano de negócios eficiente


Siga-nos

Share This