Como escolher o coworking para empresas? Confira nossas dicas!

Como escolher o coworking para empresas? Confira nossas dicas!
baixar-ebook-8-vantagens-dos-escritorios-compartilhados-synergyco-banner

Na busca por expansão e destaque no mercado, negócios novos e antigos têm se reinventado e adotado novas formas de performar como organização. Nesse cenário, o coworking para empresas aparece como uma forte tendência. Você sabe por quê?

Neste artigo, vamos explicar como os espaços de trabalho compartilhados podem transformar positivamente a dinâmica empresarial e de que modo eles podem ser usados. Mais importante que isso, vamos ajudar você a descobrir uma opção de coworking sob medida para o seu modelo de negócio. Continue lendo e confira as dicas que separamos para sua gestão!

Como funciona o coworking para empresas?

Um coworking é um local de trabalho compartilhado que pode reunir profissionais que atuam de forma independente ou são vinculados a uma organização e, até mesmo, equipes completas de uma empresa. O espaço pode ter baias individuais, mesas conjuntas, salas de reunião e escritórios privativos.

O grande diferencial é que cada usuário escolhe um plano personalizado para trabalhar no local em dias e horários pré-definidos. Cada pessoa paga um valor único para desfrutar de toda a infraestrutura, que pode incluir desde mesas, internet, limpeza e energia até serviço de recados e correspondências.

Considerando que a maioria das organizações tem buscado alternativas para otimizar o orçamento e escalar o negócio, o coworking para empresas funciona como um escritório mais flexível e barato.

Em vez de um aluguel tradicional de espaço comercial — que traz diversos custos específicos de manutenção —, a gestão pode optar por equipes que atuam de maneira remota e se reúnem periodicamente em um local de trabalho compartilhado. O plano do coworking também pode englobar salas para reuniões de negócios e, até mesmo, vagas individuais para o dia a dia dos colaboradores.

Como empresas podem escolher a melhor opção de coworking?

Escolher um coworking para empresas exige um olhar diferente para casos de profissionais independentes. Afinal, é necessário um espaço que dê conta da dinâmica de trabalho de toda uma equipe e ainda possibilite ampliações e reuniões com clientes.

Para ajudá-lo a definir o local ideal, separamos algumas questões que você deve considerar na hora de fazer sua busca.

Defina objetivos e prioridades

Antes de transferir um time de talentos para um coworking, é fundamental fazer uma análise da situação do seu empreendimento. Primeiro, é necessário identificar o perfil dos funcionários e entender se haverá uma adaptação satisfatória a esse modelo de trabalho.

Depois, é importante ter uma visão clara dos objetivos da empresa que vai atuar em um espaço compartilhado. Em alguns casos, o gestor deseja fomentar a criatividade, colocando a equipe em contato com profissionais multidisciplinares. Em outras situações, o alvo é fazer networking e parcerias com outras organizações que atuam no local.

Dependendo do objetivo, o coworking pode se tornar um escritório rotativo da empresa. Nesse caso, é preciso definir os momentos de uso, as permissões e a agenda para solicitar um plano que dê conta das necessidades de todos.

coworking em BH

Escolha uma boa localização

Quando uma empresa escolhe um coworking, ela precisa avaliar diversos fatores que vão influenciar o custo-benefício. Por isso, outro ponto a ser considerado é a localização do prédio, pois, quanto mais acessível aos membros do time, menores serão os gastos com transporte e os problemas de deslocamento.

Além disso, o endereço também precisa ser interessante para os clientes que possivelmente farão visitas e as reuniões de negócios. Atuar em bairros mais nobres, onde outras startups se concentram, é uma forma de facilitar o contato com novos parceiros e investidores.

Avalie a infraestrutura

Um dos fatores que torna o coworking para empresas uma boa ideia é a infraestrutura oferecida, que reúne, em apenas um plano, todos os recursos necessários para que uma equipe consiga atuar de forma satisfatória. A gestão precisa avaliar todas as facilidades proporcionadas pelo espaço, que podem incluir:

  • água, luz e internet;
  • cozinha e local de refeições;
  • mobiliário adequado;
  • serviço de limpeza;
  • sistema de câmeras;
  • recepção e serviço de recados;
  • acessibilidade para pessoas com deficiência.

Todos esses aspectos precisam ser testados antes do início do trabalho do time, já que questões como internet e acessibilidade são essenciais para o bom funcionamento da empresa.

Confira a segurança do local

A segurança é mais uma questão que não pode ser ignorada pela gestão na hora de escolher a melhor opção de coworking. Considere o cuidado com o time de talentos e os convidados para reuniões, pensando se o acesso ao local é monitorado tanto por profissionais de segurança como por câmeras.

Ressaltamos que não é apenas a segurança física que importa nos espaços de trabalho compartilhados. A segurança dos dados da empresa na rede também deve ser alvo de atenção. Já que a equipe vai usar uma rede de internet coletiva, é necessário que certos cuidados sejam tomados para evitar propagação de vírus e furto de dados.

Observe as possibilidades de expansão

Como alguns dos alvos dos negócios modernos são a expansão rápida e a escalabilidade, é essencial observar se há possibilidade de a equipe continuar no local caso ela cresça ou a frequência de uso aumente.

A quantidade de salas no prédio influencia nessa questão, assim como a viabilidade de contratos flexíveis que possam ser alterados caso necessário.

Garanta um ambiente agradável

Por fim, podemos dizer que, na hora de escolher um coworking para empresas, a qualidade do ambiente também deve ser um fator decisivo. Hoje, esse aspecto é considerado pela maioria dos profissionais, que buscam um espaço harmônico em que valores relevantes estejam presentes.

Da mesma maneira, os gestores se preocupam com essa questão, sabendo que as equipes são mais engajadas e produtivas em ambientes saudáveis. Por isso, também é interessante considerar a cultura do coworking e os outros profissionais que compartilham o local.

Adotar o coworking para empresas é tanto uma chance de otimizar os custos e inovar no modelo de negócio como de criar conexões valiosas com outras organizações e profissionais em um espaço dinâmico e estruturado. Esperamos que este artigo tenha ajudado você a perceber o potencial dessa tendência.

Quer descobrir uma solução ideal para sua equipe? Convidamos você a conhecer a Synergyco, que oferece ambientes completos, estrutura moderna e planos flexíveis de excelente custo-benefício em Belo Horizonte. Entre em contato e fale conosco!

escritório virtual

8 vantagens dos escritórios compartilhados

Baixar ebook gratuito 8 vantagens do coworking

Guia prático para montar um plano de negócios eficiente


Siga-nos

Share This